Com a atual necessidade de reaver os vínculos entre as pessoas e as árvores, projetos de Ciência Cidadã são úteis, pois com essa metodologia a própria população contribui para a coleta de dados e analise dos resultados, tornando-as mais esclarecidas sobre o processo científico e sobre a importância da biodiversidade vegetal na vida dos seres humanos. Pensando nisso, elaboramos um projeto onde utilizamos os jovens das escolas públicas para medirem as árvores que se encontram no entorno de suas escolas com o objetivo de encontrar os benefícios gerados por cada uma dessas árvores.
As metas do presente projeto são: estabelecer um protocolo simples para os jovens que permitirá a coleta de dados sobre as árvores urbanas localizadas no entorno de suas escolas de maneira simples e objetiva, capacitar os professores destas escolas no uso do protocolo para que estes possam ensinar os alunos sem a presença de um pesquisador responsável e avaliar ganhos de conhecimentos e percepção nos participantes através do uso de questionários prévios e pós atividades.
Serão calculados diâmetro médio e DAP (Diâmetro a altura do peito), área e também volume das árvores, utilizando conceitos básicos de sólidos geométricos, o que permitirá aos estudantes classificar as árvores de acordo com o porte a partir de um guia de apoio fornecido. Esse guia contém os objetivos do projeto, sua metodologia para a realização dos cálculos, os parâmetros de classificação das árvores e a quantidade de benefícios que elas trazem para o meio ambiente de acordo com seu porte. Foi realizado um teste de aplicação do projeto em uma escola de ensino médio (turma de EJA – período noturno) com a ajuda dos alunos e professores do PIBID-Biologia da UFABC que atuam na escola. Os alunos entenderam o propósito do projeto e participaram ativamente fazendo perguntas e aplicando o protocolo de maneira correta para a realização das coletas e efetivação dos cálculos posteriores. Os alunos responderam ao questionário de pré atividade e ao questionário pós atividade onde haviam perguntas sobre seu conhecimento prévio sobre os assuntos relacionados as árvores, sobre seus benefícios e malefícios e sua percepção das árvores que estavam ao seu redor.
Com a análise dos resultados dos questionários conseguimos perceber uma melhora na percepção das árvores que se encontravam no ambiente escolar. Houve também um aumento do conhecimento sobre os benefícios, que no questionário prévio foram citados de maneira superficial e sem nenhum embasamento teórico e no questionário de pós atividade foram citados de maneira muito mais especificas e completas. Sobre os malefícios, podemos perceber que sua citação diminuiu no questionário pós, deixando claro que houve uma melhora na conscientização dos alunos em relação as árvores e sua importância.
O Feedback com esses alunos foi positivo e estes demonstraram um grande interesse pela preservação e conservação das árvores nos ambientes urbanos e pela continuação dessa prática em outros locais fora dos muros da escola.